terça-feira, 20 de agosto de 2013

Talk about: Chuck, a série


Confesso que essa não foi a primeira vez que tentei maratonar Chuck. Me lembro de ter tentado umas três ou quatro vezes, mas nunca saia do primeiro episódio. Não lembro muito porque, mas a série não "funcionava" muito bem para mim. Mas ainda bem que não desisti e persisti. Confesso que grande parte da minha curiosidade foi por conta da série está em várias listas (lá no topo) de outros maníacos por série que fui conhecendo nessa vida. 
Aproveitei esse hiatus da maioria dos seriados que acompanho regulamente para maratonar algo. Tinha colocado como opções de maratona no meu Banco de Séries além de Chuck, Rome e The Sopranos, mas a série de espiões foi a primeira que terminei. Apesar da faculdade e projeto de pesquisa está tomando grande parte do meu tempo, confesso que como boa pessoa com vida social bastante ativa (sqn), consegui assistir a série toda em três semanas. Já fiz melhor que isso, mas para uma série em que estava com quase nenhuma expectativa, e levando em conta o tempo limitado que estou tendo para equilibrar minhas obrigações com meus hobbies (séries e livros), e um tiquinho de vida social que tento manter, foi um tempo bom.
Mas deixando essa enrolação pra lá, vamos falar sobre a série. Quem não conhece a série aqui vai uma breve sinopse (ps.: pode (vai) conter spoilers):

Chuck Bartowski (Zachary Levi) está nos seus 20, vive em Burbank, Califórnia, trabalhando como técnico de computadores na Heard Nerd no Buy More daquela cidade, uma cadeia de lojas de produtos eletrônicos. Lá, ele trabalha juntamente com o seu melhor amigo, Morgan Grimes (Joshua Gomez). A irmã de Chuck, Ellie (Sarah Lancaster), e o namorado, Devon "Incrível" Woodcomb (Ryan McPartlin), são médicos e estão constantemente a encorajar Chuck a fazer progressos na sua vida romântica e profissional.
No princípio da série, Chuck recebe um e-mail de Bryce Larkin (Matthew Bomer), o seu antigo colega de quarto da Universidade de Stanford, que agora é, aparentemente, um agente renegado da CIA. Quando abre o dito e-mail, toda a base de dados de todos os segredos governamentais dos Estados Unidos — um super neurocomputador chamado Intersection — é instalado no seu cérebro. Tanto a NSA como a CIA querem a tecnologia devolvida e por isso, enviam agentes seus, o Coronel John Casey (Adam Baldwin) e a Agente Sarah Walker (Yvonne Strahovski), para recuperar os dados.
Já que a informação foi roubada por Bryce e a cópia do governo destruída durante a sua fuga, e desde que Chuck experimentou "flashes" de informação da base de dados, ativada por certos impulsos à sua volta (tais como caras, vozes, palavras-chave em contexto e objetos variados), ele deve usar o conhecimento que possui para ajudar o governo a travar assassinos e terroristas internacionais, de tal forma que destrói a sua antiga vida de calmaria. Chuck deve manter a sua nova ocupação em segredo da família e amigos, de modo a preservar a segurança dos mesmos. Isto obriga a que Casey e Walker estabeleçam um difícil aliança e identidades secretas; Walker passa a "namorar" Chuck e arranja um trabalho de disfarce num restaurante local perto do Buy More enquanto Casey, de forma relutante, vai trabalhar disfarçado como membro da equipe do Buy More.
Chuck, Sarah e Casey enfrentam conflitos profissionais à medida que o respeito entre eles cresce e à medida que um interesse romântico genuíno cresce entre Chuck e Sarah. O desejo de Chuck de manter as suas antigas ligações e eventualmente voltar a uma vida normal é desafiado por perigos e crescentes responsabilidades da sua nova vida secreta, de tal modo que ele se torna, de forma gradual, num agente mais disposto, competente e confiante.

Não coloco essa série no meu top 10, porque com a quantidade de séries que já assisti, já me apeguei as minhas preferidas um tanto pra poder tirar alguma do lugar. Mas isso não quer dizer nada. Chuck é super top, mistura ação, comédia, romance, e falando do clima amoroso, tem casal mais fofo que o Chuck e a Sarah? Ok, pode até ter, mas eles estão ali, bem pertinho tentando ganhar essa medalha. Chuck é um nerd fofo, carinhoso e bem bonitinho - gente quero um só pra mim, ok? 
Na parte de comédia, apesar do elenco principal dar conta muito bem do recado,  as melhores risadas estavam com Jeffster, ainda mais quando o Jeff fica sério e organizado. Gente, e o que foi aquele show no episódio final da série, super top. Quero Jeffster na minha formatura. Uma coisa que não faltou também foram garotos colírios. Bryce, Awesone, Shaun (acho que era esse o nome), e por que não o Chuck - nerd mais gatinho do mundo das séries.
Outro ponto forte é a amizade-nerd-forever entre Mogan e Chuck. Muitas séries tentam essa abordagem de verdadeira amizade, mas acaba que com romances no decorrer da história, poucas conseguem manter esse elo forte e imprescindível como sendo um gancho fundamental para a história da série. De supetão, consigo lembrar de Lucas e Haley (que apesar de tudo se perdeu, mas mais por conta da saída do Lucas da série), Clark e Chloe (linda e com grande foco do início ao fim) e Verônica e Wallace/Lilly. Tem muitas outras amizades legais, mas essas me marcaram muito, e acredito que Chuck, estará agora na minha lembranças de histórias com lindas amizades. 
É isso aí galera, queria falar muito mais, porém vai ficar chato, meio que uma enrolação. Quem quiser conversar sobre a série, vou adorar... deixa aí nos comentários, ela é a minha queridinha da vez. Deixando vocês com a melhor performance de Jeffster na série.


Nenhum comentário:

Postar um comentário