domingo, 24 de novembro de 2013

Resenha: Bela Maldade (Rebecca James)

Título Original: Beautiful Malice
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 302
ISBN: 9788580570816
Sinopse: Após uma horrível tragédia que deixou sua família, antes perfeita, devastada, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade e inicia uma nova vida em um tranquilo anonimato. Mas seu plano de viver solitária e discretamente se torna difícil quando ela conhece a linda e sociável Alice Parrie. Incapaz de resistir à atenção que Alice lhe dedica, Katherine fica encantada com aquele entusiasmo contagiante, e logo as duas começam uma intensa amizade. No entanto, conviver com Alice é complicado. Quando Katherine passa a conhecê-la melhor, percebe que, embora possa ser encantadora, a amiga também tem um lado sombrio. E, por vezes, cruel. Ao se perguntar se Alice é realmente o tipo de pessoa que deseja ter por perto, Katherine descobre mais uma coisa sobre a amiga: Alice não gosta de ser rejeitada...



Confesso que comprei esse livro por dois simples motivos, estar na promoção: R$ 4,45 e por ter visto comentários positivos sobre ele. Bela Maldade é um bom livro, mas acho que é apenas isso. Um aplauso para a autora, que escreve muito bem, o livro é fluído e conseguiu me surpreender um pouco no final. Mas isso não quer dizer que o livro é brilhante. Não no meu ponto de vista. 

Se servir de consolo, comprei livros muito mais caros e bem piores. Sem querer comparar, pois são estilos diferentes - mas já comparando, ele ganha de 50 tons de cinza, por um simples motivo: a autora sabe escrever. Mas sei que essa foi uma comparação "cretina" e nada a ver, por isso vamos pular para a próxima. 

O que mais senti falta no livro foi de uma construção melhor dos personagens e um aproveitamento melhor da história. Alice, a nossa vilão/psicopata não é bem retratada ou explorada. Senti falta de detalhes, de mais histórias. Maldades pontuais foram jogadas ao vento, mas só me soou meio patético. Falando de patético, um outro problema que senti, foi a falta de profundidade dos personagens, tirando o Robbie e a Katherine, os outros personagens, que fazem parte relevante da história, como o Mick, fiquei sem entender várias coisas sobre a vida dele.

Uma coisa que me incomodou muito nessa história, foi a personagem principal. Sério, em nenhum momento consegui sentir pena dela,compaixão ou me conectar. Mas também não consegui me conectar com a vilã. Sempre tive uma teoria, de que ou a vilão me conquista ou a mocinha. Mas nenhuma me cativou. Senti falta disso. Senti falta também de um thriller psicológico mais intenso, como me foi prometido na sinopse e nos comentários da capa do livro. 

Mas uma coisa que me surpreendeu nesse livro: o início me pareceu melhor que o fim. E isso pra mim é novidade. Tá o inicio da amizade da Katie e da Alice é meio forçado. E por mais que a Katie no começo dissesse que queria se manter distante de todos, a forma como se envolveu com Alice mostrou bem o contrário. Ela parecia desesperada para se enturmar. 

Resumindo, se me perguntassem se vale a pena ler esse livro, diria, tá com pouco dinheiro? Quer alguma coisa rápida pra ler? Então pega o livro Bela Maldade. Não é de todo ruim, como disse, é bem escrito, não é uma novelinha adolescente, e pra quem não gosta de suspense, pode ler, não há nada que te deixará assim chocado e com medo. Sério. Desses livros de baratinhos que rola nessas promos da Saraiva provavelmente é um dos melhorzinhos. Vale os 5 ou 10 contos que você vai pagar por ele. E sinceramente, pode ser até melhor. Todas as críticas que li do livro, sempre foram muito boas. Talvez só seja eu sendo meio chata e implicante com o livro, mas tinha de ser. Tinha de ser honesta com a minha opinião. 

Um ponto positivo, que estava me esquecendo de ressaltar. O livro é lindo, quer dizer, a estética e diagramação.

"Tenho meus segredos, e aprendi que fazer perguntas só serve para me expor ao risco de ser interrogada também. É mais seguro não ser muito curiosa em relação aos outros, é mais seguro não perguntar." pg.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário