domingo, 27 de julho de 2014

[Resenha] Avalon High, da Meg Cabot


Amo pouco os livros da Meg. Tipo, é uma paixão antiga, da época em que recreio, lanchinho e aulas de educação física faziam parte da minha rotina. Cresci, mas ainda continuo com aquele mesmo brilho nos olhos quando vejo um  livro dela que não tenho. Esses dias entrando num brechó virtual, achei alguns livros da mestre da literatura infanto-juvenil no quesito diversão, e não resisti e comprei três livros dela que não tinha, mesmo já tendo lido dois deles. Avalon High é um livro que já tinha lido, mas com aquela necessidade must have que só nossos autores favoritos conseguem criar em nós.


Avalon High fala de uma das lendas por qual eu mais sou apaixonada. A lenda do Rei Artur. Adoro as versões, adaptações, tudo sobre a lenda. Sou daquelas super fã de As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Essa versão moderna, total teen da Meg é uma fofura só. Cheia de clichês, dramas adolescente é daquelas obras de se ler em uma sentada, ou melhor, deitada, já que leio na cama (comentário totalmente desnecessário, sorry). A leitura flui que é uma beleza, é leve, divertida... um romancezinho com ar meio medieval/moderno super delicioso. 

Confesso que não gosto muito da Elaine, acho ela um adolescente meio chata, mas que adolescente não é? Ela leva uma vida bem bacana, muda-se de vez em quando para lugares exóticos toda vez que os pais decidem tomar um ano sabático, e desta vez ela super se deu bem ao se deparar com um gato e com mistérios bem estranhos mais divertidos. Um capítulo à parte e que adoro são dos seus pais. Tanto o pai quanto a mãe são duas coisas maravilhosas. Nada convencionais mas bem legais.

E o nosso mocinho não poderia decepcionar. Pode parecer clichê, mas quem não se apaixonaria pelo garoto mais popular da escola, que é inteligente, atlético, rico, bondoso e ainda por cima é um pedaço de mal caminho? Eu não resistiria. A outra ponta do triângulo - pois quase toda a história de amor que se preze, tem a outra ponta de um triângulo - não é detestável. Aliás, não há muitos vilões detestáveis, talvez um, mas isso vocês vão descobrir lendo.

É isso. Boa sorte e que vocês. E gente, tenham em mente que esse livro é infanto-juvenil, super teen. É uma leitura leve e agradável, e não muito fiel a história original da lenda. Não espere muita precisão histórica, apenas relaxe e tenha um bom dia.

Avalon High tem uma continuação em mangá, publicada aqui no Brasil, sob o nome de Avalon High - A Coroação. Ainda não li, mas estou bem curiosa [apesar de não ter lido críticas boas]. Ah e para quem não sabe tem um filme da Disney baseado nesse livro. Eu já vi, e apesar de não ser um merecedor do Oscar é bem legal e super vale a pena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário